Medicina chinesa em Lisboa
Prevenção da doença com medicina chinesa!
Não precisamos esperar ficar doentes para procurarmos tratamento!
Assim é a visão da Medicina Tradicional Chinesa!
Quando falamos em saúde, há uma grande diferença entre a visão oriental e ocidental.
Enquanto no ocidente esperamos ficar doentes para procurarmos um médico ou especialista, no oriente as pessoas realizam consultas e tratamentos para se manterem saudáveis.
Curioso, não?
Ainda hoje no ocidente, muitos vêem as práticas da Medicina Tradicional Chinesa como uma forma de tratamento para doenças.
“Esperar ficar doente para procurar o médico é como esperar ter sede para começar a cavar o poço.” Imperador Amarelo.
Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, além do corpo físico, possuímos canais de energia e estes quando têm sua circulação interrompida seja por bloqueio ou obstrução (causados por stress, má alimentação, sedentarismo, entre outras causas), geram desequilíbrios para o corpo, também conhecido como doença no ocidente.
Geralmente quando vamos ao médico e relatamos os sintomas que estamos sentindo (uma dor de cabeça, por exemplo), nos é dada uma medicação para aliviar os sintomas e não é investigado o real motivo do qual se gerou esta dor. Já na Medicina Tradicional Chinesa, este sintoma serve como ponto de uma investigação minuciosa para descobrir por qual motivo houve este desequilíbrio, ou seja, somos analisados como um todo.
Com esta investigação, é possível realizar um tratamento que não atue só nos sintomas, mas também nas causas deste desequilíbrio.
Para iniciar um tratamento segundo a Medicina Tradicional Chinesa, é necessário antes realizar uma investigação minuciosa dos sintomas relatados pelo paciente.
Vale lembrar que o primeiro atendimento é apenas para que o terapeuta possa recolher as informações necessárias sobre o histórico do cliente e com isso, seguir uma linha de tratamento.
Podemos destacar as seguintes análises do histórico do paciente:
-
Alimentação,
-
Pulso,
-
Língua,
-
Transpiração,
-
Odores,
-
Condições climáticas do ambiente em que se vive.
Depois desta análise detalhada do indivíduo, o terapeuta especializado em Medicina Tradicional Chinesa irá realizar um tratamento de acordo a necessidade do paciente, podendo utilizar algumas terapias como Acupuntura, a Massagem Chinesa Tui Na, Fitoterapia, a Ventosaterapia e a Auriculoterapia entre outras terapias.
O que trata a Medicina Chinesa?
Dor Aguda e Crónica
Tensão muscular generalizada, Osteoartrite (joelhos e anca), Ciática, Dor de pescoço, Lombalgia, Tendinite, Síndrome do Canal Cárpico,
Fascite Plantar, Esporão do Calcâneo, Cefaleias e Enxaquecas, Artrite, Fibromialgia
Digestivas
Enfartamento frequente, Náusea e Vómitos, Síndrome Cólon Irritável, Azia, Refluxo gastro-esofágico, Gastrite, Prisão de Ventre
Emocionais
Insónia, Ansiedade, Ataques de Pânico, Sintomas de Stress, Alterações de humor frequentes
Respiratórias
Gripe, Tosse, Sinusite Aguda e Crónica, Rinite Alérgica
Ginecologia
Tensão Pré-Menstrual, Dismenorreia (menstruação dolorosa), Amenorreia (ausência de menstruação), Sintomas da Menopausa
Dermatologia
Queda do cabelo, Alopecia, Acne juvenil e adulto, Eczema, Urticária, Rosácea
Estética
Emagrecimento, Obesidade, Rugas, Cicatriz, Celulite, Estreias,...
As terapias da Medicina Chinesa
Acupunctura
A Acupuntura é uma técnica que utiliza a capacidade natural do corpo de retornar à normalidade.
É um dos pilares da medicina chinesa, foi introducida em Europa no século XIX. Em 1979 a Organização Mundial da Saúde reconhece a acupunctura como eficaz para o tratamento pelos menos de 49 doenças, lista que se tem aumentado graças à várias investigações nos anos seguintes.
Os efeitos terapêuticos da Acupunctura são obtidos através da inserção de agulhas sólidas e extremamente finas nos tecidos.
Hoje em dia, a Acupunctura é um tratamento usado em vários hospitais e Centros de Saúde nos Estados-Unidos, China, França, Espanha, Inglaterra e reconhecida em Portugal desde setembro de 2013.
OS BENEFÍCIOS DA ACUPUNTURA :
-
Dores da coluna vertebral,
-
Reumatismo,
-
Períodos dolorosos,
-
Problemas de digestão, de respiração,
-
Problemas sexuais,
-
Problemas hormonais,
-
Problemas da pele,
-
Alergia,
-
Depressão,
-
Problemas de sono,
-
Problema ligado ao fim de fumar,
-
Preparação para o parto.
Ventosaterapia
A Ventosaterapia tem como base à colocação de uma campânula de vidro sobre a pele, após fabricar vácuo pela queima do ar no seu interior, geram uma sucção no local.
É um método não invasivo que pode ser usado para uma ampla variedade de problemas, é de fácil execução e acima de tudo, é eficaz.
A Ventosaterapia facilita as trocas gasosas e regula o PH sangüíneo, trazendo um efeito reflexo quando aplicada nos pontos de acupuntura. Pode ser utilizada como massagem.
A aplicação de ventosas no corpo traz um extraordinário benefício, tanto físico como psíquico.
Além de tratar doenças, fica aqui alguns exemplos (asma, paralisia facial, tosse, enfermidades da pele, fadiga…), é usada para a manutenção do bem estar. O efeito Ventosaterapia pode ser classificado em duas categorias:
-
efeito geral (purificação do sangue, melhora das funções circulatórias, aperfeiçoamento e regularização do sistema nervoso autônomo)
-
efeito local (remoção da dor, relaxamento dos músculos e articulações e efeitos sobre os orgãos digestivos)
Também pode ser realizada uma massagem com deslizamento utilizando a ventosa, sendo que neste caso a sucção é mais leve. Portanto, nesta situação o risco de hematomas é bem menor.
Esta técnica promove um relaxamento muscular rapidamente.
A Ventosaterapia pode ser aplicada em pessoas de qualquer idade, no entanto, tem contra indicações.
Está contra indicada nas pessoas com suspeita de hemorragias de qualquer natureza, sobre queimaduras do sol ou de outra origem, em feridas abertas ou trauma recente.
Durante a gravidez evite a sua aplicação.
Massagem Tui-Na
A massagem Tui Na é uma das antigas artes de cura da medicina tradicional chinesa.
A massagem chinesa Tui Na tenha vindo a ser utilizada na China há mais de 4 mil anos, e ainda hoje é utilizada em hospitais e clínicas de todo o país.
O terapeuta faz directamente sobre os meridianos, pontos e outras partes do corpo, múltiplas técnicas de massagem.
Este método terapêutico contribui para a desobstrução dos meridianos, promove a circulação da energia e do sangue, regula as funções dos órgãos internos e lubrifica os tendões e ossos, pelo que permite prevenir e tratar algumas patologias e melhorar o bem-estar físico e psicológico da pessoa.